Quem Somos

Jovem paraibano faz sucesso transformando pneus velhos em caminhas para animais

27/04/2018

Amarildo Silva tem um lema: “O maior de todos os erros é não fazer nada por achar que se faz pouco… faça tudo que puder”, e a partir desta máxima segue fazendo o que ele mesmo não considera nada demais, mas nós achamos incrível. O jovem tem apenas 22 anos, vive em Campina Grande, na Paraíba, e há um ano realiza um trabalho impecável, reutilizando pneus velhos para fazer lindas caminhas para pets.

Até hoje ele já vendeu mais de 500 unidades, mas confidenciou para a nossa Redação que gostaria de fazer mais: “Já vendi mais de 500 unidades de caminhas para cães e gatos. Só não vendo mais porque não tenho estrutura para vender fora do Estado, mas tem muitas pessoas pedindo de todo o Brasil, inclusive de muitos países aqui da América, da Europa e da Ásia”.

Falta de tempo não é motivo para que ele pare com o ofício de artesão, já que mesmo trabalhando como operador de caixa em uma famosa rede de atacados, ele consegue aproveitar suas manhãs para fabricar as caminhas, sempre se preocupando com a sustentabilidade e reutilizando materiais: “Faço outros trabalhos como puffs e lixeiras ecológicas com o tema da sustentabilidade usando, pneus velhos”.

A ideia surgiu quando ele buscava uma maneira de fazer uma renda extra utilizando o lixo que as pessoas jogavam na rua e com a ajuda de familiares - são eles mesmos que recolhem o material, ou na rua, ou em terrenos baldios. “Noventa por cento das encomendas são feitas a partir da página que eu tenho no Instagram”.

Outras maneiras

A inspiração para Amarildo continuar desenvolvendo seu trabalho vem dele saber que está ajudando não somente o meio ambiente, mas os animais e outras pessoas, já que além das caminhas que têm feito sucesso na internet, ele sempre encontra outras maneiras de ajudar quem precisa: ”Dou oficinas em escolas públicas, ajudo uma ONG que cuida de animais abandonados na minha cidade, todos os anos ajudo as crianças carentes e me visto de Papai Noel junto com outros amigos. Uso metade do meu 13º salário para isso, mas não ligo”.

Modesto, o que começou como uma renda a mais para a família, tem se transformado em uma iniciativa de impacto social e, sobretudo, ambiental, já que ele tem conseguido reutilizar uma grande quantidade de pneus descartados, dando nova vida a este material e fazendo a felicidade destes animais que parecem estar bastante confortáveis em suas novas caminhas. Boa garoto!

Fonte: Portal EcoDesenvolvimento / (Por Gabriela Glette, do Razões Para Acreditar) / Fotos: Amarildo Silva/Reprodução
 

Outras Notícias

CBC - Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. - Bauru, SP - Fone: (14) 3276-2354 / (14) 3313-6332 - SAC: (14) 3236-3457

Desenvolvido por Cronomídia